História da resistência Anglo - Ashanti na África Ocidental


As guerras da resistência anglo-ashanti

Nossa próxima entrada na série Movimentos da Resistência Africana é a Guerra da Resistência Anglo-Ashanti à ocupação britânica.
Antes da chegada dos britânicos na Costa do Ouro, o Império Ashanti já era um poder estabelecido no continente africano ... Fundado no século 17 por Osei Tutu, os Ashanti desenvolveram uma base militar e econômica forte baseada no comércio de Ouro e depois escravos.
Portanto, não é uma surpresa que seriam necessárias 5 guerras travadas em 75 anos entre 1823 e 1902 para que os britânicos desferissem um golpe decisivo no Império Ashanti e desse modo consolidassem a conquista da Costa do Ouro.
Derrota dos Ashantis, pelas forças britânicas sob o comando de Coll. Sutherland, 11 de julho de 1824

Causas das Guerras de Resistência Anglo-Ashanti

A causa das guerras anglo-ashanti pode ser encontrada na abolição da escravidão.
Após a abolição, o envolvimento britânico e interesse na Costa do Ouro aumentaram à medida que os britânicos tentavam ganhar uma posição no comércio de bens como o óleo de palma, algodão e borracha de dentro do interior Africano.
Os britânicos procuraram estabelecer o comércio no produto excedente da Revolução Industrial, que havia provocado a mudança do comércio de escravo a produtos , baseado nos novos bens de consumo produzidos pela indústria britânica.
Na prossecução deste comércio, os britânicos envolveram-se na rivalidade interna entre o Ashanti e o Fante pelo controle das rotas comerciais e conseguiram reforçar a sua posição devido aos conflitos internos africanos, formando uma aliança militar com o Fante contra os Ashantis. Fanti e Ashanti eram sociedades rivais.

Surto das Guerras de Resistência Anglo-Ashanti

A Primeira Guerra da Resistência Anglo-Ashanti foi travada em 1823, quando os britânicos intervieram em uma disputa territorial entre os Ashanti e o Fante.
Posteriormente, uma série de amargas e indecisas Guerras foram travadas até que finalmente em 1900 a Bancada(espécie de conselho) de Guerra do Ouro explodiu depois que um representante britânico Frederick Mitchell Hodgson insultou os Ashanti sentando no Banco Dourado , o símbolo mais sagrado para o Estado Ashanti
 
.

Uma luta de bush,  Terceira Guerra Anglo-Ashanti. O gráfico 1874

Causas do fracasso da resistência Ashanti

O pano de fundo para a queda do Império Ashanti é a mudança do Comércio de Escravos para o comércio de commodities do Consumidor Industrial Europeu.
Em busca de mercados para o excesso produzido pela Revolução Industrial, os britânicos foram capazes de ganhar uma posição através das rivalidades e divisões pré-existentes entre os reinos africanos. Os Ashantis e Fantis.
 

A queima de 1874 de Kumasi

Legado da Guerra de Resistência do Ashanti

Tal como acontece com a maioria dos Movimentos de Resistência Pré-colonial Africana, a Guerra de Resistência de Ashanti forneceu inspiração para nacionalistas como o Dr. Kwame Nkrumah que eventualmente levou à Independência de Gana em 1957. Talvez a razão pela qual Gana tenha sido o primeiro país independente em África seja um testemunho de um orgulho
Soldados britânicos sendo levados feridos para navios hospitais. Depois de uma batalha sangrenta. Não Foi fácil subjugar os Ashantis.
eterno imposto pela História e o Legado do Império Ashanti, e pela amarga Guerra de resistência que foi necessária para desmontar a colonização..
A conquista dos Ashanti é talvez um dos principais exemplos de como o colonialismo minou o desenvolvimento africano, como tem sido discutido em trabalhos como How About Underdeveloped Africa, de Walter Rodney .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS MOUROS

OS ÁRABES NEGROS

A bíblia é afrocêntrica - Moisés, um homem Preto.