“Depois de boa sorte.” nome do quadro…
“Depois de boa sorte.” nome do quadro…
Nem sempre fomos essa doçura que vemos nos dias de hoje. Podemos mudar isto, desde que, entendamos que, podemos sair deste estado da apatia racial. Na imagem você vê um russo decapitado por um Muçulmano e sua cabeça agitada.
Em nossa arte brasileira poderiam ser produzidas e exibidas imagens, retratando as batalhas vencidas por nossos heróis Negros esquecidos ou ocultados…
Imagens como essa, ajudaria na percepção do Negro homens e mulheres de ação, com sede de REVOLUÇÃO, pouco visto hoje,diante de uma massa(população) enorme de afrodescendente. A cabeça decapitada, neste contexto que vos falo, simboliza o ROMPIMENTO,cortar a cabeça, um dos mecanismos do que nos faz mal. Que também,nos impede de mudar e dar rumo a destinos mais justo para nossas vidas Pretas..
Imagens contam histórias e podem , dependendo do espectador, mudar sua forma como vê e agir.
sobre a imagem...
Em 1867, Vereshchagin se voluntariou para servir no exército russo no Turquestão (uma região que abrange partes do atual Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão) e participou de ações militares contra o Emir de Bukhara. Por sua bravura na defesa de Samarcanda, ele recebeu a mais alta condecoração militar da Rússia: a Ordem de São Jorge. Sua "série do Turquestão", pintada com base em esboços e estudos feitos durante a guerra, também lhe rendeu fama e reconhecimento consideráveis na classe alta russa. As pinturas “Depois da boa sorte”, “Alegria” e “Apresentação dos Troféus”, em que os muçulmanos agitam as cabeças decepadas dos soldados russos, são as mais famosas da série.
Vasily Vereshchagin. “Depois de boa sorte.”
1868. Óleo sobre tela. 47 x 39. O Museu Russo do Estado, São Petersburgo, Rússia, Ásia
Comentários
Postar um comentário